A arte do desenho

Se me perguntarem qual a forma de expressão mais utilizada no mundo, eu digo que depois da fala é o desenho.

Posso estar errado mas o fato é que desde pequenos quando tivemos a oportunidade de pegar um lápis a primeira coisa que fizemos foram alguns rabiscos que de certa forma poderiam expressar algo.

Observamos que na antiguidade os desenhos que foram feitos e até hoje permanecem gravados em pedras desafiando o tempo já eram a expressão dos fatos ocorridos no dia a dia.

Até mesmo na escrita que é particularidade de cada um podemos identificar a forma como é traduzida, diferenciando de pessoa para pessoa. É como se cada letra fosse desenhada da melhor forma possível.

Desenhar é uma expressão tão natural que as vezes não conseguimos observar com profundidade o significado que os traços carregam.

Em várias partes do mundo o desenho assumiu grande importância na cultura dos diferente povos fazendo com que a identificação ficasse expressa como particularidade de cada cultura.

E isso tanto é verdade que os desenhos de origem japonesa, os mangás, são facilmente reconhecidos por qualquer pessoa.

Fora do Japão existem inúmeras pessoas que se dedicam ao desenho de mangás e inclusive ensinam para outros difundindo cada vez mais.

Esse é o caso de uma artista brasileira chamada Mayara Rodrigues que desenvolveu um curso para aprender desenho baseado exclusivamente nos traços orientais.

Esse mesmo website na internet que fala sobre desenho de mangás também exibe outras páginas que tratam de outros tipos de desenhos como podemos ver na sequência desse post.

Mas isso não é tudo uma vez que existem inúmeras especialidades de desenho. São tantas que fica até difícil enumerar, no entanto podemos falar de desenho realista que retrata o ambiente, os animais e as pessoas de forma surpreendente.

Muitos são os cursos de desenho realista e também muitos deles são de excelente qualidade já que partem de artistas com competência. As pessoas os procuram muito porque querem aprender como fazer desenho realista de pessoas e animais.

O desenho realista é muito admirado, porém não muito distante disso os desenhistas especializados em caricaturas sempre fizeram muito sucesso e por isso existe uma enorme legião de pessoas que querem fazer cursos de caricatura para um simples hobby ou mesmo para atuar de forma profissional.