Povos do planeta

O mundo é habitado por uma infinidade de povos de diferentes origens. As civilizações milenares que se instalaram no planeta, principalmente as asiáticas, são as que tem culturas mais ricas e enigmáticas e por esse motivo são estudadas, seguidas e praticadas por todo o mundo.

Entre as civilizações mais antigas e conhecidas está a egipcia. Trata-se de uma das civilizações mais riquíssimas de que se tem conhecimento, principalmente por sua história que há séculos exerce grande fascínio sobre a humanidade.

Teve sua existência entre o período 3.100 e 2.628 antes de cristo e floreceu as margens do rio Nilo. O destaque principal sem dúvida alguma são os mistérios que sempre cercou a construção das pirâmides.

Não só isso, mas sobretudo pela riquesa cultural expressas na literatura, arte e religião. Fazia fronteira com o mar Mediterrâneo, com o deserto Líbio e também com o deserto oriental Africano.

Tinham conhecimentos científicos que até hoje permanecem carentes de explicações razoáveis. As grandes e principais figuras do antigo Egito sem dúvida algumas foram os faraós.

Faraós

Os faraós eram líderes políticos poderosíssimos e reinaram no antigo Egito por milênios. Eram figuras reverenciadas com status de sumo sacerdotes. Eram eles que redigiam as leis e protegiam o Egito dos invasores.

O faraó mais famoso de todos certamente foi tutankhamon talvez por ser o mais novo de toda a história do antigo Egito. Viveu pouco morrendo antes que completasse 20 anos de idade.

Seu túmulo foi descoberto na década de vinte, e foi quando os descobridores tiveram a magnífica visão de um dos achados arqueológicos considerados dos mais importantes até os dias de hoje.

A visão que tiveram certamente foi fantástica quando se deparam com o túmulo praticamente intacto e com muito ouro além da máscara da morte com seu brilho dourado.

Ao lado de Tutankhamon na história, outro faraó que governou o Egito por décadas e talvez o mais poderoso de todos eles foi Ramsés ll. Foi construtor dos templos mais notáveis daquela época, além de ter sido considerado um grande génio.

Durante seu longo reinado foi responsável por vitórias importantes incluindo a derrota que impos aos povos da costa do Nilo Delta. Ali ele demonstrou toda sua astúcia ao colocar em prática estratégias que o levou a vitória.

Maias

Outra civilização que também exerce enorme fascínio é a Maia originária de Yucatán. Também eram notáveis pelo conhecimento científico principalmente devido ao complexo conhecimento artonômico.

A civilização Maia desenvolveu-se na América Central por volta de dois mil e seiscentos anos antes de Cristo. Foram responsáveis por editar seu próprio calendário solar a partir da pedras que esculpiam.

Foi talvéz a cultura mais ricas de todas da antiguidade. Como os Egípicios e os Astecas construiram diversas pirâmides, inclusive algumas maiores das que foram encontradas no antigo Egito.

O fim repentino dessa civilização até hoje permanece envolto em grande mistério.